sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os Cinco Livros Para Quem Quer Começar Stephen King



            Sou um pouco suspeito para falar dos livros desse autor, até por que sou um grande fã das obras dele. Mas os livros de Stephen King vão muito além de filmes clássicos de terror como o Iluminado e a Coisa, o suspense existente em suas obras é capaz de envolver qualquer leitor, pois o medo vivenciado pelo personagem é tão intenso, que até as pessoas mais corajosas começam a duvidar de si mesmas. Isso por que Stephen King não escreve só histórias de terror, mas sobre a vida, justificando algumas “coincidências” com o mundo real.
Essa foi só uma introdução para instigar os possíveis leitores que desejam se aventurar em suas obras, e não tenho duvidas de que será uma leitura inesquecível. Para ajudar esses possíveis leitores, fiz uma lista dos cinco primeiros livros que considero importantes para os iniciantes, que são:

                                                                          CARRIE

            Não só por que foi o primeiro livro escrito por Stephen King, mas também por ter um aspecto que muitos leitores iniciantes consideram atrativo (é bem fininho), mas não se deixe enganar. Os dramas vividos pela personagem principal (Carrie) se acumulam aos poucos com o decorrer da história. Uma família fortemente religiosa, os constantes bullings sofridos na escola, junto ás expectativas de um novo amor, e um segredo que futuramente chocará toda a cidade. Essa história motiva por ter elementos muito presentes na adolescência da maioria das pessoas e apesar de ser um livro pequeno, estará fortemente presente na memória.
                                                                   O ILUMINADO 

            Até hoje, só de ler o título desse livro me dá calafrios (como acabou de acontecer). Esse livro é um grande clássico inestimável das obras de Stephen King, pois todos os elementos presentes dentro dessa história apontam para duas direções... Suspense e medo puro. Um hotel com uma história antiga escrita com sangue, um pai (Jack Torrance), que em busca de um novo emprego se muda com sua família para o hotel Overlook e uma criança (Dany), que parece possuir poderes paranormais, são apenas alguns elementos chaves que integram o clima de toda leitura. O que pode chocar e ao mesmo tempo agradar o leitor, é a riqueza de detalhes com que o autor descreve as cenas e os sentimentos dos personagens. Fica ai este desafio para os corajosos de plantão. E para aqueles que já assistiram ao filme, a leitura oferecerá uma experiência de igual ou maior impacto, sendo assim vale apena conferir.
                                                                     O CEMITÉRIO

             Não é só o título que atrai, mas também a cabeça de um gato aparentemente morto na capa (vocês vão entender). Nesse livro a morte aparece como um elemento vital no drama, pois como se pode vencer algo tão definitivo e irreversível? O personagem principal Louis Creed, se muda com a sua família para uma pequena cidade no Maine , uma nova oportunidade no emprego de médico o aguarda. Em meio a este cenário tão isolado conhece Jud Crandall, um homem de certa idade que se torna aos poucos amigo de Louis. Em uma de suas conversas Jud conta a Louis, sobre um pequeno cemitério indígena que fica um pouco afastado de sua casa, onde nele as crianças enterravam seus animais mortos, tendo assim seus primeiros contatos com a morte, mas para aqueles que o visitavam observavam ao fundo uma área isolada e quase intransponível. Consegue adivinhar o que está para vir? Este livro apresenta um dos cenários mais sombrios existentes nas obras de Stephen King, sendo muito mais que bem vindo nesta lista.
                                                             A DANÇA DA MORTE

          Alguns poderão até dizer, pera ai ta de brincadeira? Eu posso usar esse livro para matar alguém. Mas muita calma por que aos poucos esta obra prima é capaz de prender qualquer leitor nas primeiras 30 páginas. Por quê? Posso simplificar em três elementos, Doença desconhecida que mata em poucos dias, um vilão capaz de botar a humanidade inteira no bolso, e personagens extremamente cativantes. Este livro se tornou tão popular nos Estados Unidos que vingou em uma série, e rendeu a Stephen King um premio da academia Norte Americana, por sua contribuição à literatura. Este livro em minha opinião é capaz de trazer uma proximidade muito grande entre leitor e personagem, muito maior no que nos anteriores, pois além de mostrar como cada um consegue sobreviver em um cenário pós-apocalíptico gerado pela doença, mostra também a capacidade que cada um tem de vencer os próprios medos. No início o cenário pode parecer desolador, pois como a humanidade conseguirá seguir em frente? Para cada pergunta desse gênero nasce também uma esperança, mas para que ela se concretize haverá sempre um choque entre o bem e o mal que está presente dentro de cada homem. Cada página deste livro vale apena. 
                                                  A TORRE NEGRA: O PISTOLEIRO

          Stephen King confessa que sempre desejou escrever uma saga que marcasse seu nome na história (como se já não tivesse), assim como a saga do senhor dos anéis consagrou o autor J.R.R. Tolkien. Pois bem, ele conseguiu. Mas diferente do senhor dos anéis não encontramos aqui elfos, anões e hobbits, mas pistoleiros típicos do faroeste, que são treinados o suficiente para matarem uma cidade inteira se quiserem. No mínimo interessante não? Neste primeiro livro encontramos o personagem Rolland Deschain, que está em uma busca frenética pela torre negra, lugar no qual os antigos de sua vila Gilead, diziam estar o tudo e o todo que sempre existirá no universo. É visível que essa busca levou Roland a deixar para trás muitos elementos importantes de seu passado, mas será possível que até sua humanidade tenha também ficado, ou é um fardo que todo aquele que tem o orgulho de se chamar de pistoleiro, deve carregar? O livro o pistoleiro é um gatilho riquíssimo em ação e aventura, que levará ao leitor á se aventurar pelas outras seis obras que compõem a saga Torre Negra: A escolha dos três, As Terras Devastadas, Mago e Vidro, Lobos de Calla, A Canção de Susannah e a Torre Negra.

         Em resumo espero que tenham gostado dessa lista dos cinco livros que considero importantes para aqueles que desejam iniciar nos livros de Stephen King. Existem outros livros tão importantes quanto estes que eu listei, mas por serem muito extensos ou inacessíveis nas prateleiras das livrarias, não considerei nesta lista. Mas para aqueles que desejarem, recomendo estes livros: A Coisa, Zona Morta, Duma Key, Saco de Ossos, O Talismã e A Casa Negra que é uma continuação de O Talismã. Para aqueles que já pensam em começar, uma sugestão pessoal, procurem não ler a noite ok? Brincadeira, boa leitura. 

 Victor de Oliveira







Facebook Google+ Twitter RSS